A Meta revelou que implementará uma taxa de 30% quando os anunciantes investirem para impulsionar a visibilidade de seus anúncios nos aplicativos iOS do Facebook e Instagram.
A alteração, que passará a valer nos Estados Unidos e em outros mercados ao longo deste ano, resulta de uma atualização na App Store de 2022, na qual a Apple expandiu sua taxa padrão de 30% em compras digitais para incluir anúncios otimizados, que são, essencialmente, anúncios.
A atualização esta direcionada especificamente à Meta e outros aplicativos sociais, abrangendo aqueles que possibilitam pagamentos no aplicativo para ampliar o alcance do conteúdo.
Meta afirmou em um comunicado compartilhado com The Verge que proprietários de pequenas empresas e influenciadores que buscam impulsionar conteúdo no iOS agora serão tarifados pela Apple, que retém uma taxa de serviço de 30% sobre o pagamento total do anúncio, antes de quaisquer impostos aplicáveis.
Como contornar a taxa de serviço de 30% da Apple?
Contudo, a Meta está disponibilizando às pequenas empresas uma alternativa para impulsionar anúncios sem incorrer na taxa de serviço de 30% cobrada pela Apple.
A partir do final deste mês, anunciantes poderão impulsionar conteúdo no Facebook e Instagram pelo desktop e celular, contornando pagamentos à Apple pelos recursos disponíveis nos aplicativos iOS.
De acordo com a empresa:
Somos obrigados a cumprir as diretrizes da Apple ou a remover anúncios otimizados de nossos aplicativos. Não queremos remover a capacidade de impulsionar anúncios, pois isso prejudicaria as pequenas empresas, tornando o recurso menos detectável e potencialmente privando-as de uma forma valiosa de promover seus negócios.
A empresa-mãe do Instagram e do Facebook está buscando soluções vantajosas para contornar a situação, especialmente em prol de pequenas empresas. Agora, estas podem impulsionar seus anúncios sem a necessidade de pagar a taxa:
Estamos empenhados em oferecer às empresas opções flexíveis e convenientes para ajudá-las a navegar nesta mudança e maximizar os resultados dos seus gastos com publicidade. Como parte dos nossos esforços para fazer isso, investimos em formas alternativas de aumentar os anúncios— diz a Meta, em seu comunicado.
Novo método de pagamento Meta
A Meta informa que, para impulsionar anúncios nos aplicativos iOS, os usuários devem agora adicionar fundos pré-pagos e efetuar o pagamento antecipado antes da publicação das postagens otimizadas.
A empresa aplicará uma taxa adicional de 30% para cobrir a taxa de transação da Apple associada ao pré-carregamento de fundos no iOS.
Esse novo método de pagamento será introduzido inicialmente nos EUA, antes de ser expandido para “mercados e países adicionais” até o final do ano. Importante notar que essa taxa de serviço é direcionada à Apple, não à Meta.