A partir de 11 de março, o Google Ads automaticamente pausará grupos de anúncios com baixa atividade, especificamente aqueles criados há pelo menos 13 meses e sem impressões nesse mesmo tempo de meses. Essa medida visa otimizar a eficiência do orçamento dos anunciantes.
O lançamento está previsto para levar pouco mais de sete semanas, com conclusão para todas as contas de produção do Google Ads até 30 de abril.
Segundo Navah Hopkins, evangelista da Optmyzr, essa alteração aprimoraria a eficiência do orçamento e a qualidade das campanhas para os anunciantes. Ela compartilhou essas informações no LinkedIn:
“Estou nas nuvens com esta atualização! Durante anos, venho implorando às marcas que pausem o que não está funcionando para que a eficiência orçamentária possa vencer. Isso é absolutamente positivo.”
“O Google define orçamentos no nível da campanha. Se você tiver muitos grupos de anúncios (olhando para suas contas com mais de 10), provavelmente seu orçamento não será capaz de suportar todos eles.”
“Grupos de anúncios sem impressões prejudicam a qualidade geral da campanha. Se você tiver muitas palavras-chave e grupos de anúncios sem fazer nada, a média será de dados incorretos. Zero impressões não é o mesmo que baixo volume de pesquisa e está confirmado que palavras-chave de baixo volume de pesquisa não irão prejudicá-lo. No entanto, se você tiver uma palavra-chave/grupo de anúncios “digna” que simplesmente não está obtendo nenhuma ação, a média será de dados incorretos.
“Pausar não é o mesmo que remover. Você sempre pode recuperá-lo. Além disso, o fato de o cronograma ser de 13 meses confirma que estamos analisando as contas estabelecidas e levando em consideração a sazonalidade.”
O Google confirmou que será possível realizar atualizações e modificações nos grupos de anúncios enquanto estiverem pausados, caso os anunciantes optem por retomá-los.
Se essa mudança afetar seus anúncios, você terá a opção de reativá-los, se necessário. No entanto, o Google recomenda revisar seus grupos de anúncios antes de retomá-los e ativá-los apenas se esperar impressões nas próximas semanas. Caso os grupos de anúncios reativados não recebam impressões nos três meses seguintes, o Google os pausará automaticamente novamente.