House Cloud 777

TikTok: como um novo Google? Agora com atalho de “busca”

O TikTok está incentivando os usuários a adicionar a página de pesquisa "TikTok Search" à tela inicial do aplicativo.
Tempo de leitura: 2 minutos
Tiktok e seu novo mecanismo de pesquisa

Atualmente, o TikTok está ampliando seu foco, aspirando a ser não apenas uma plataforma de entretenimento, mas também uma plataforma de busca.

A empresa está encorajando os usuários a adicionar a página de pesquisa à tela inicial, permitindo que eles criem um atalho para o “TikTok Search”. Essa iniciativa visa simplificar o processo de busca dentro do aplicativo.

O recém-adicionado atalho para buscas no TikTok

A notícia foi divulgada pelo pesquisador de aplicativos Matt Navarra, que compartilhou a solicitação para adicionar o novo atalho do TikTok . Isso facilita a descoberta de conteúdo na plataforma sem a necessidade de tocar em áreas específicas do aplicativo.

A facilidade proporcionada pela novidade nas buscas pode contribuir para transformar em um hub de compras, destacando correspondências de produtos relevantes no aplicativo. Com efeito de resultar em um aumento significativo no comportamento de descoberta, impulsionado por meio desse novo processo.

A descoberta já desempenha um papel importante, especialmente entre os usuários mais jovens, que agora buscam regularmente respostas dentro do aplicativo.

Os consumidores já usaram o TikTok como mecanismo de busca?

A trajetória da plataforma sugere uma possível transformação em um “novo Google”

Em 2022, um executivo do Google reconheceu a ameaça que o aplicativo representa para o principal negócio de busca da empresa.

Em conformidade que não esteja iminente, a possibilidade existe, se o TikTok conseguir promover mais atividades ligadas à pesquisa, pode evoluir para um processo mais integrado para a próxima geração de consumidores.

Como observado, essa mudança também abrirá mais oportunidades para a plataforma desenvolver o que os usuários buscam durante a transmissão, por exemplo.

Na China, especificamente na versão local do TikTok, já é possível realizar buscas por negócios locais, restaurantes, opções de entretenimento, entre outros. Os usuários podem até mesmo fazer pedidos de comida para entrega diretamente pelo aplicativo. Essa expansão das capacidades de pesquisa mostra como o TikTok está se transformando em uma plataforma mais abrangente e interativa para atender às diversas necessidades dos usuários.

O TikTok chinês, conhecido como “Douyin”, está explorando a pesquisa generativa de inteligência artificial (IA), possibilitando aos usuários ampliar a descoberta dentro e fora do aplicativo.

Essa é a direção para a qual o TikTok está se encaminhando, com o intuito de expandir seu valor para além do entretenimento e se consolidar como uma ferramenta mais essencial para seus mais de um bilhão de usuários.

Por consequência, trata-se de um novo atalho inteligente, capaz de agregar valor real, inicialmente para os usuários e também para as empresas.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Resumo